sexta-feira, 22 de abril de 2016

Você sabe o que é Alisamento / Relaxamento / Permanente?

Nós mulheres, se deixar, fazemos todas as químicas possíveis no cabelo ao mesmo tempo. Mas isso não pode acontecer. Vejo muitas perguntas e duvidas sobre alisar com produtos de relaxamento e vim explicar um pouquinho pra vocês.

Antes de começar, quero deixar claro que relaxamento e progressiva são alisamentos diferentes. Como os nomes ja dizem: progressiva (sai progressivamente, aos poucos) Permanente (o efeito não sai dos fios, só cortando).

O que é relaxamento permanente:
- Existem 3 tipos de produtos químicos alisantes para relaxamento que são usados com mais frequência: os hidróxidos (guanidina e sódio) e o tioglicolato.
- É indicado para alisar ou para abrir os cachos.
- Cada tipo de produto é indicado para um tipo de cabelo. Deve analisar se o cabelo é grosso, fino, crespo, cacheado, raiz lisa ou não.

(Por isso é super importante analisar bem o cabelo antes de escolher qual tipo de produto vai ser aplicado.)

Um produto não é compatível com outro. Então se a cliente chegar no salão pra retocar e não sabe qual o ativo do produto que ela usou antes, e eu usar um produto com o ativo diferente, o risco de acontecer um corte quimico, é grande!


Aí alguém fala: "a Bruna, mas pra isso existe o teste de mecha" Sim, existe e DEVE  ser feito. Porém, o teste, no mesmo dia pode ser legal, pode passar ok. Mas o que muitas pessoas não sabem, é que após o teste de mechas, o cabelo pode não sofrer alteração na hora, mas sim 15 dias depois.

Então meu conselho é: se decidir fazer relaxamento, pesquise um profissional bem experiente. Não confie em qualquer cabeleireiro, porque alisamento com relaxamento é muito perigoso. E sempre que for fazer teste de mecha pra esse procedimento, faça no minimo 1 mês antes.

Hidróxidos não são compatíveis com tioglicolato.

[ Hidróxido de Sódio ] normalmente não tem cheiro forte, é compatível com ele mesmo e outros produtos à base de hidróxido de magnésio e cálcio. O pH chega a 13, ou seja, é um produto alcalino. Esse ativo é forte e pode causar queimadura no couro cabeludo, por conter lixivia caustica.

[ Hidróxido Guanidina ] esse hidróxido não contem lixívia e é menos agressivo ao couro cabeludo que o sódio. Tambem não exala odor forte.

[ Tioglicolato ] é aquele que tem um cheiro forte de esgoto, sabe? Que a gente passa em frente o salão e tampa o nariz.

Essa substancia quebra as pontes dissulfeto; a queratina incha e os fios ficam "desmaiados". Com isso é feito o procesimento pra deixar liso ou pra cachear.


Então as dicas que dou pra quem faz ou tem relaxamento no cabelo:

  • veja se o produto é aplicado 5cm de distancia do couro. 
  • não deve utilizar calor pra acelerar a ação do produto
  • não use mais de 4x ao ano
  • proteja a pele ao redor do rosto, com vaselina solida
  • trate os fios antes e depois do alisamento
  • não lave o cabelo 48h antes de fazer alisamento
  • nunca faça em casa
  • sempre faça teste de mecha 1 mes antes
  • procure um profissional experiente


E aos cabeleireiros que estão começando e assistindo esse video, digo que é muito importante aprender e se manter atualizado. Invista em você!

Assista ao video



Siga o Eu uso e adoro nas redes sociais
 Instagram  Facebook  Meus Trabalhos • Google+ 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...